Como somos todos diferentes.

13:29 Posted In Edit This 1 Comment »
Todos os aspectos indicados como exemplo de diferenças no nosso quatidiano, são elementos que estão presentes em cada um de nós.São esses factores que permitem ao ser humano: definir-se como um ser único, diferente dos restantes, essas diferenças que são essenciais para a nossa individualidade, para não confundir com nenhum outro.
Do mesmo modo que desejamos ver aquilo que não somos referidos pelos outros, também cada um deverá respeitar as diferenças que o outro apresenta; na sociedade e na relação inter-pessoal em cada um dos lados há simultaneamente direitos e deveres. O direito às diferenças é um dele, a dever de respeitar as fiferenças é um dos nossos deveres..

 Texto retirado da aula de Psicologia com a professora Paula Gomes. 19/11/09

Prevenção da sida.

13:18 Posted In Edit This 0 Comments »
Usar sempre preservativo nas relações sexuais, não partilhar agulhas, seringas, material usado na preparação de drogas injectáveis e objectos cortantes (agulhas de acupunctura, instrumentos para fazer tatuagens e piercings, de cabeleireiro, manicura).


Além dos preservativos comuns, vendidos em farmácias e supermercados, existem outros, menos vulgares, que podem ser utilizados como protecção durante as mais diversas práticas sexuais.

É, também, preciso ter atenção à utilização de objectos, uma vez que, se estiverem em contacto com sémen, fluidos vaginais e sangue infectados, podem transmitir o vírus.http://www.roche.pt/sida/o_que_e_a_sida/hivsida5.cfm

Os sintomas .

13:01 Posted In Edit This 0 Comments »
A fase aguda da infecção com VIH ocorre uma a quatro semanas após o momento do contágio. Algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos de uma gripe como febre, suores, dor de cabeça, de estômago, nos músculos e nas articulações, fadiga, dificuldades em engolir, gânglios linfáticos inchados e um leve prurido. Calcula-se que pelo menos 50 por cento dos infectados tenham estes sintomas.


Algumas pessoas também perdem peso e outras, ocasionalmente, podem perder a mobilidade dos braços e pernas, mas recuperam-na passado pouco tempo. A fase aguda da infecção com VIH dura entre uma a três semanas. Todos recuperam desta fase, em resposta à reacção do sistema imunológico, os sintomas desaparecem e observa-se um decréscimo da carga vírica.
Os seropositivos vivem, depois da fase aguda, um período em que não apresentam sintomas, embora o vírus esteja a multiplicar-se no seu organismo o que pode prolongar-se por diversos anos. É neste período que se encontram, actualmente, 70 a 80 por cento dos infectados em todo o mundo.



Na fase sintomática da infecção (mas ainda sem critérios de SIDA), o doente começa a ter sintomas e sinais de doença, indicativos da existência de uma depressão do sistema imunológico. O doente pode referir cansaço não habitual, perda de peso, suores nocturnos, falta de apetite, diarreia, queda de cabelo, pele seca e descamativa, entre outros sintomas.

A fase seguinte na evolução da doença designa-se por SIDA e caracteriza-se por uma imunodeficiência grave que condiciona o aparecimento de manifestações oportunistas (infecções e tumores).
A evolução da infecção descrita acima, designada como “Evolução Natural da Infecção” pode, actualmente, ser modificada pelo tratamento com os fármacos anti-retrovíricos, podendo os seropositivos nunca chegar a uma fase sintomática da doença.

http://www.roche.pt/sida/o_que_e_a_sida/hivsida2.cfm

O que é a sida?

12:50 Posted In Edit This 0 Comments »
A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão pode acontecer de três formas: relações sexuais; contacto com sangue infectado; de mãe para filho, durante a gravidez ou o parto e pela amamentação.

O VIH é um vírus bastante poderoso que, ao entrar no organismo, dirige-se ao sistema sanguíneo, onde começa de imediato a replicar-se, atacando o sistema imunológico, destruindo as células defensoras do organismo e deixando a pessoa infectada (seropositiva), mais debilitada e sensível a outras doenças, as chamadas infecções oportunistas que são provocadas por micróbios e que não afectam as pessoas cujo sistema imunológico funciona convenientemente. Também podem surgir alguns tipos de tumores (cancros).
http://www.roche.pt/sida/o_que_e_a_sida/

Reflexão do projecto

11:15 Posted In Edit This 2 Comments »
Ao longo deste módulo gostei de trabalhar com o grupo em que estou a desenvolver o projecto dos "cabos".
Todos ajudam-se uns aos outros, fazemos tudo em conjunto.
Ao nível de todo este tempo passando com estes elementos, começamos a desenvolver alguns conhecimentos ao nível de cada um deles. Existe alguma diferenças entre todos os elementos.
Com tudo isto gostei de trabalhar este projecto com parceria com a associação ABRAÇO .

Reflexão do filme " Filadélfia"

09:41 Posted In Edit This 0 Comments »
Este filme retrata os dias de hoje em que encontramos discriminação entre várias pessoas.
Neste filme retrata-se de uma discriminação  que um jovem contraíu o virus da sida.Este jovem tinha uma vida socialmente estável e era advogado e trabalhava numa empresa que correspondia a mesma função que ele desempenhava.Com tudo isto os seus patrões descobriram que o seu funcionário tinha sida  e despediram-no.
Hoje em dia algumas pessoas sofrem de problemas socias, deficiência e entre outros , destacam-se com estas situações e são despedidas por ter problemas que se encontram na nossa sociedade.
Com o nível de dficuldade de encontrar trabalho na sociedade hoje em dia ainda são discriminadas por terem doenças que podem ser destruidoras d esi próprias. Com estas situações estas pessoas acabam por cair no fundo do poçoque é a pobreza .


fordismo

09:46 Posted In Edit This 1 Comment »
Fordismo.
Henry Ford (1863-1947), dono de uma indústria automobilística (pioneiro), desenvolveu seu procedimento industrial baseado na linha de montagem para gerar uma grande produção que deveria ser consumida em grande quantidade. Os países desenvolvidos aderiram totalmente, a esse método produtivo industrial.
Os países subdesenvolvidos não se adequaram ao fordismo no sistema produtivo, pois a sua população não teve acesso ao consumo dos produtos gerados pela indústria de produção em grande quantidade. A essência do fordismo é baseada na produção em grande quantidade, mas para isso é preciso que haja consumo excessivo, outra ideologia particular é quanto aos trabalhadores que deveriam ganhar bem para consumir mais.

Reflexão

09:36 Posted In Edit This 2 Comments »

Acho que este módulo está a ser muito importante para o nosso ser . Podemos construir a nossa personalidade e crescer um pouco a nossa mentalidade para as vezes não ser-mos iguais à sociedade que encontramos porque encaram as dificuldades das outras pessoas como seres anormais . Acho que isso é estupido por parte das pessoas que pensam assim porque pode ser uma coisa que pode vir a acontecer a todos nós . Ser anormal é um ser igual porque tem todas as características de um ser humano..

Projecto

09:21 Posted In Edit This 1 Comment »
Neste módulo foi-nos proposto realizar um projecto de solidariedade social e para isso dividimo-nos em  grupos.
O meu grupo uniu-se e conversamos, decidimos então fazer uma parceria com a instituição ABRAÇO e então o nosso projecto consiste na maior recolha de cabos para darmos à instituição ABRAÇO, para esta instituição fazer uma nova casa para as crianças que são portadoras de sida.
Neste momento estamos a trabalhar com três escolas do concelho de Alenquer que são: Escola Secundária Damião de Goes, Escola Básica 2,3 Pero de Alenquer e a Escola primária das Paredes onde já colocamos uma caixa pintada e também ao pé da mesma colocamos o referente cartaz que nos foi dado pela instituição.
Cartaz


Reflexão da actividade " não Falar"

08:59 Posted In Edit This 1 Comment »
Realização de uma actividade em que todos os elementos da turma do 12ª da turma l participaram na mesma .Esta actividade consiste em sentirmo-nos diferentes de todos os outros, a mesma pode-se desenvolver em sala de aula e consiste em não falar durante a aula e quem falar tem um castigo como por exemplo dançar ou fazer flexões.
Em grupo tinhamos que realizar uma definição ( comentário) sobre o que é "ser diferente ouser normal". Nesta actividade percebeu-se que é muito difícil estar com um grupo sem falar e naõ poder-mos comunicarmos sem saber uma língua expecífica como por exemplo língua gestual.
É muito importante dar valor às dificuldades que as outras pessoas têm porque um dia podemos ter estas mesmas dificuldades como por exemplo não falarmos e então passarmos por uma situação em que temos de comunicar com uma pessoa nestas situações.
Acho que a maneira de pensar da sociedade é um pouco ingenua por começão a excluir estas pessoas que são portadoras de alguma deficiênça por não pertencerem aos padrões da nossa sociedade.
Com esta activiade as dificuldades que eu mais senti foi querer falar e não poder.
Como animador acho que deviamos ter uma base de uma língua diferente como por exemplo a língua gestual, porque pode ser uma área escolhida por um animador/a e assim o mesmo pode ter mais frutos no futuro .

Como somos todos diferentes.

09:31 Posted In Edit This 1 Comment »

Com todo este Mundo enorme todas as pessoas têm caracteristicas diferentes e também variam entre si.
 Em todas comunidades a maneira de ver o  ser diferente  é ser anormal, mas essa realidade é um pouco falsa porque todas as pessoas são diferentes, mas podem ter  incapacidades mas também têm qualidades . Como estas pessoas são discriminadas ; ser gordo, ser deficiente; ter problemas ao nível da visão da audição e etc....
Com tudo isto acho que deviamos ter mais contacto com estas pessoas, elas não são coitadinhas mas se um dia mais tarde podemos ter algum problema e encontrar esta realidade por isso não fazemos pouco destas pessoas .

Direitos e deveres dos deficientes

09:12 Posted In Edit This 0 Comments »
http://xiripitu.com.sapo.pt/Legislacao.html