Declaração Universal dos Direitos Humanos

09:40 Posted In Edit This 0 Comments »
http://www.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm
"Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal."


Para mim este Artigo é um dos mais importantes da sociedade porque todas as pessoas têm o dierito de nascer, viver e morrer quando estão num estado mais crítico da sua vida. Sendo assim têm liberdade de escolha porque nem tudo a sociedade aceita como por exemplo o casamento de homoxexuais.

A nossa sociedade cada vez está mais perigosa porque cada vez existe mais assaltos mais violência , mais descriminação entre todos os humanos.

Assim pode constatar que temos direitos mas não são nos fornecidos tal como nos queremos ..


Conteúdos do módulo 10

09:23 Posted In Edit This 0 Comments »
Conteúdos do Módulo 10:
Direitos Sociais:

- Definição;

Tipos de direitos sociais:

- Direitos sociais de carácter universal (Direito ao trabalho, à educação, à segurança social, à protecção na doença, à habitação, ao ambiente, etc);

- Direitos sociais das Instituições (Direitos da Família, dos grupos religiosos, da escola, etc);

- Direitos sociais das certas classes (Direitos dos trabalhadores, da mulher, da criança, dos defecientes, dos Idosos, das minorias étnicas, etc);

O exercício dos direitos sociais

- As funções sociais do estado



O estado enquanto co-responsável pela concretização dos direitos sociais;

- Limitações fece à economia e política dos diferentes estados;



Limitações fece à dominância social entre diferentes grupos;
 
Trabalho Elaborado por Liliana Oliveira Dia ; 16-12-2009

Intrudução ao Módulo 10.

09:18 Posted In Edit This 0 Comments »
Introdução ao Módulo 10


O tema deste módulo trata sobre os  Direitos Sociais, em que a professora Margarida Ramalho propos-nos realizar um Power-Point para passar no Lcd da escola  e colocarmos um artigo no jornal .
Realizamos vários grupos a pares em que cada um deles trata de desenvolver cada direito  proposto pela professora. No meu grupo o direito que vamos tratar é o Direito à Educação .

Vários tipos de Direitos Sociais

08:56 Posted In Edit This 0 Comments »
São vários tipos de Direitos Sociais que estão presentes na sociedade.

Direito à Segurança Social.
Direito à Saúde.
Direito à Habitação e Urbanismo.
Direito à Paternidade e Maternidade .
Direito à Família.
Direito ao Ambiente e à Qualidade de Vida.
Direito à Juventude.
Direito dos cidadãos portadores de Deficiente.
Direito das Crianças e Adolescentes à Protecção.
Direito à Terceira Idade.
Direito à Cultura.
Direito à Educação e à ciência
Direito ao ensino Público, Privado e coop.
Direito à Igualdade.
Direito à Emigração e Imigração.
Direito ao Trabalho.
Direito a uma Renumeração Justa.
Direito ao Desporto e cultura Física.
Direito à Participação democrático no Ensino.


tipos de direitos sociais

09:29 Posted In Edit This 0 Comments »

http://www.parlamento.pt/Legislacao/Paginas/ConstituicaoRepublicaPortuguesa.aspx

O que é o direito social?

09:06 Posted In Edit This 0 Comments »
"Direitos sociais são aqueles que têm por objetivo garantir aos indivíduos condições materiais tidas como imprescindíveis para o pleno gozo dos seus direitos, por isso tendem a exigir do Estado intervenções na ordem social segundo critérios de justiça distributiva. Assim, diferentemente dos direitos liberais, se realizam por meio de atuação estatal, com a finalidade de diminuir as desigualdades sociais. Por isso, tendem a possuir um custo alto e a se realizar a longo prazo.

Os direitos sociais do homem consistem em: o direito à vida (direitos da mãe, direitos da infância, direito das famílias numerosas); direito à igualdade do homem e da mulher; direito a uma educação digna do homem; direito de imigração e de emigração; direito de livre escolha para aderir às diversas associações econômicas, políticas e culturais, e para delas sair ao seu agrado."

9-11-09
http://pt.wikipedia.org/wiki/Direitos_sociais

Saber como lidar com as diferenças

23:10 Posted In Edit This 0 Comments »
Considerando que cada indivíduo é um ser único, e por isso diferentes dos restantes, só conseguiremos lidar com a diferença do outro se começarmos reconhecer em nós a diferença. Reconhecer o outro com um ser diferente e aceitar essa diferença é fundamental para vermos o outro com um ser igual a nós. Essa igualdade existe porque, independentemente de tudo o que nos define, em todos nós existem capacidades, competências, objectivos. Apesar da diferença todos têm capacidade para desempenhar alguma função/actividade útilo e necessária à sociedade; todos gozam dos mesmos direitos.
Saber lidar com a diferença, implica que cada um de nós tenha o mínimo de conhecimentos sobre essa diferença - a ignorancia relativamente à diferença do outro só leva à discriminação, à desvalorização eventualmente, à exclusão social. Cabe a todos e a cada um olhar para o outro diferente como ser que, dentro de limitações específicas e também um ser capaz de ambicionar, de criar e concretizar objectivos, com competências e capacidades próprias que apenas necessitam de serem estimuladas e encorajadas para se desenvolverem - tal como em qualquer ser humano.

Texto produzido por Professora Paula Gomes. 26-11-09

A inevitabilidade das diferenças.

22:46 Posted In Edit This 0 Comments »
Quando nascemos somos seres imcompletos e inacabados. Trazemos comnosco todo um conjunto de potencial, capacidades e competências que esperam a situação adequada parasurgirem e desenvolverem-se. Isto permite que cada um de nós se vá construíndo e definindo, tornamdo-se um indivíduo, um ser único.
Deste modo é impossivel fugirmos à diferença; a diferença está em nós e em todos os outros. A diferença em cada indivíduo pode ver-se nos seus interreses, competências, objectos etc... A diferença surge então como algo de inevitável.
No entanto, a vida em sociedade implica todo um conjunto de regras e normas, que terão de ser praticadas por todos os elementos da sociedade porque são "condição" para a aceitação de cada indivíduo pelos restantes. Neste sentido, a própria sociedade quase que anula a individualidade e promove a unidade de atitudes e comportamentos. Daqui resulta que se torna didifícil a cada indivíduo ver-se a si próprio como diferente e ver nos outros as suas diferenças .
Devido a esta "unidade" de atitudes e comportamentos, alguém ou algum grupo que surja com características diferentes será tendencialmente visto com diferente do grupo sociedade, adoptando o conjunto da sociedade uma presectiva algo negativo em relação às diferenças apresentadas pelo indivíduo ou grupo.

Texto produzido por; Professora paula Gomes 26-11-09